História
da Matemática
A obra—constituída por doze textos— é, nas
palavras dos seus autores, uma introdução básica à História da Matemática,
destinada a complementar a formação de futuros professores de Matemática, ou de
outros leitores que tenham gosto e interesse pelo assunto (p. 18). Tendo o
projeto surgido por sugestão da Universidade Aberta, viria a ser concretizado
por cinco investigadores para quem parece primordial que todos os professores
de Matemática tenham uma informação sobre a História da disciplina que se
propõem ensinar (p. 17) e que estão convictos da importância da História da
Matemática na formação inicial e contínua de docentes: Acreditamos que um
professor com informação e formação histórica poderá ser melhor professor (p.
17). No Prefácio, do qual foram retirados os excertos anteriores e aquele que
se segue, são definidos de forma clara os pressupostos do trabalho apresentado:
É, pois, a História que nos dá a visão da Matemática que hoje temos. Esta, como
edifício em permanente evolução, (…) estará sempre ligada às necessidades
culturais, econômicas, ambientais ou físicas dos povos em que se desenvolve.
Através de conceitos e algoritmos análogos desenvolvidos por povos muito
distanciados no tempo ou nas fronteiras geográficas, a História da Matemática é
também um elemento de união das diferentes raças, culturas, civilizações, cada
uma com a sua criatividade própria, mas sempre valiosa e indispensável (p. 17).
As diferenças de estilo dos autores são evidentes, assumidas e, de certo modo,
inevitáveis, mas em nada prejudicam um trabalho conjunto que tem como
denominadores comuns o rigor histórico e uma apresentação dos assuntos
estruturada de modo a facilitar a transposição para a sala de aula. Em relação
a este último aspecto há a salientar que dos objetivos da aprendizagem
enunciados para cada capítulo consta sempre o de o leitor— supostamente um
futuro professor— ficar apto a esboçar a planificação de lições em que utilize
conhecimentos matemáticos de cada uma das épocas e/ou civilizações. Acresce
ainda a inclusão, em todos os textos, de problemas originais e de problemas
baseados em textos históricos, estes com as respectivas soluções ou sugestões
de resolução. A preocupação dos autores com os aspectos didático é assumida
também relativamente aos temas escolhidos, no sentido de uma possível
utilização na sala de aula. E embora essa escolha pudesse ter sido diferente,
pudesse ter sido maior ou menor o desenvolvimento de cada tema e diferentes os
aspectos destacados em cada uma das épocas analisadas, é indubitável que o
livro dá uma excelente perspectiva global da evolução histórica das
matemáticas. Os capítulos que o constituem são os seguintes: 1. A Matemática no
Antigo Egito; 2. A Matemática na Mesopotâmia; 3. A Matemática na China; 4. A
Matemática na África; 5. A Matemática na Grécia Antiga; 6. A Matemática na
Índia Medieval; 7. A Matemática na Civilização Islâmica; 8. A Matemática no
Ocidente Europeu nos séculos XII a XVI; 9. Alguns desenvolvimentos posteriores;
9.1. A criação das geometrias não-euclidianas; 9.2. Das equações à Álgebra
moderna; 9.3. O aparecimento da geometria analítica e do cálculo infinitesimal;
10. A matemática em Portugal. A existência de um livro em português sobre
História da Matemática, escrito por historiadores, investigadores e educadores
matemáticos com larga experiência neste campo, assume uma grande importância.
De facto, dois dos óbices, apontados pelos docentes a uma maior presença da História
da Matemática no ensino e aprendizagem da Matemática, têm sido a falta de
bibliografia em português e a escassez de elementos que permitam uma fácil
integração de atividades históricas diversas na planificação das aulas da
disciplina. Assim, este conjunto de textos de qualidade, com um cariz
generalista e prático, para além de ser útil a todos os que se interessam pela
História da Matemática, será certamente uma ferramenta de trabalho
indispensável aos professores dos diferentes níveis de
ensino. Isabel Cristina Dias Esc. Sec./3º Ciclo José Cardoso Pires, Stº António
dos Cavaleiros
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